sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mesinha de Cabeceira #12

de 10 maio 2011





Hoje trago: «O Bom Inverno» de João Tordo


Nesta altura que decorre a Feira do Livro de Lisboa, curiosamente a minha escolha desta semana recai sobre uma obra do autor João Tordo, publicado pela Dom Quixote já no ano passado – O Bom Inverno – mas pronta a ser descoberto (e lido ou relido, conforme o caso) com uma roupagem nova na página de Facebook de cada um de nós. E como? Muito fácil: Sendo “amigo” do narrador e das personagens deste livro.
Podemos acompanhar esta original edição à medida que for sendo publicado, a do narrador e das suas admiráveis 17 personagens, através do link http://www.facebook.com/obominverno - nesta página, não paramos por aí a nossa leitura, mas sim somos convidados a adicionar a página de cada personagem e iremos saltitar de perfil em perfil para acompanhar o enredo do livro. Pode parecer estranho ou confuso, mas não é. O autor de forma engenhosa apenas utiliza as ferramentas ao dispor de qualquer utilitário do FB para assim fazer história: a primeira publicação Face Books – um livro no “face”.
Tem obviamente os seus leitores (seguidores, se quiserem em linguagem FB) que vão crescendo à medida que este novo projecto, a arrancar agora, está a ser divulgado, com direito a promo oficial da editora no Youtube.
Para acabar quero ainda acrescentar que João Tordo, é um ainda jovem autor – mas já premiado, há pouco tempo ganhou o Prémio José Saramago 2009, com a obra “As Três Vidas” – gostaria de salientar a excelência na escrita, no rigor técnico, sem nunca perder de vista o seu toque apimentado no seu habitual tom zombeteiro. Aqui ele desconstrói o seu próprio narrador (também ele um escritor)


Numa entrevista que podem ler na íntegra no site Ave Rara, o autor João Tordo afirma: «FI-LO PORQUE ACHO QUE É UMA MANEIRA DE O LIVRO CHEGAR A PESSOAS QUE, NORMALMENTE, NÃO LÊEM» 
«O conceito FBooks foi criado pela Leo Burnett Lisboa (espécie de papa-prémios Nobel da Literatura da área da Publicidade) para a Leya e adapta livros de ficção em papel para o Facebook. O conceito, admita-se, é inovador e revolucionário e adoptado a um mundo cada vez mais digital.» in Ave Rara
Video Promo da Editora


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...