sexta-feira, 25 de março de 2011

Um e-mail da A.R.

Recebi hoje um e-mail da Assembleia da República que quero partilhar com todos vós.
Obrigada deputados do meu país.

Foto da A. R. autoria de Ana Martins
Boa noite Ana Martins,

Informo-a que hoje, sexta-feira, o CDS apresentará no Plenário da Assembleia da República um voto de saudação do Dia Internacional para a Consciencialização do Autismo. Este voto estava preparado para apresentação no dia 1 de Abril, véspera do próprio dia, mas a provável dissolução da A.R. ditou o seu agendamento para amanhã.

Esperamos assim dar um sinal e o nosso compromisso de envolvimento e atenção a esta causa.

Melhores cumprimentos,

Raul de Almeida

Deputado GP - CDS/PP


Esta foi a resposta que enviei.

Boa noite Raul,

Fico muito grata pela sua atenção em me comunicar, farei chegar a vossa voz (a de todos nós portugueses, afinal), por toda a "comunidade do autismo", chamemos-lhe assim.
Já agora, permita-me compartilhar convosco, queridos deputados do nosso país, uma das acções que vão ter lugar durante o fim-de-semana de 1 e 2 de Abril, talvez a que me é mais querida uma vez que me envolvi nela.

Tal como o Empire State Building em NY e o Cristo-Redentor no Rio no dia 2 são iluminados de azul (sendo essa a cor escolhida para representar o autismo), solicitei ao Santuário do Cristo-Rei em Almada que fosse repetida igual ideia em Portugal. Pedi-lhes, publiquei no meu site e divulguei a ideia por outros pais e associações de forma a pedirem o mesmo. Foi-nos concedido e nesse fim-de-semana de 1 e 2 Abril, teremos o Cristo-Rei reinante em tons de Azul.

Caro Raul, saliento, em jeito de despedida que este dia internacional não é de comemoração do autismo. É de consciencialização (só assim faria sentido, aliás) e mais uma vez fico muito grata por os deputados da AR serem nossos parceiros. Desejo a todos os nossos senhores deputados uma boa vida!, e aos que não voltarem depois da eleição, que tomem como tarefa consciencializarem os vindouros. A causa autística continuará a precisar de tão preciosos e atentos parceiros.
Em nome de todos os nossos cidadãos com Autismo e Asperger, aceitem o meu abraço,






(ler o post anterior sobre o Cristo-Rei aqui)





Este foi o Voto de Saudação formal que o deputado Raul de Almeida em nome do CDS apresentou e que, felizmente, num acto sincero de todas as bancadas foi aplaudido e votado por unanimidade.

Repito uma vez mais a minha gratidão aos deputados do nosso país!


Dia Internacional para a Consciencialização do Autismo

O dia 2 de Abril é o Dia Internacional para a Consciencialização do Autismo.
O Autismo é a disfunção global do desenvolvimento com maior crescimento no mundo.
Estima-se que 67 milhões de indivíduos em todo o Mundo sejam afectados pelo Autismo.
Na maioria dos países o Autismo é mais comum que doenças oncológicas, diabetes e HIV juntos.
O último relatório do CDC(Centers for Disease Control), afirma que 1% ou 1 em cada 110 crianças foi diagnosticado com autismo, incluindo 1 em cada 70 rapazes.
Isto representa um aumento de 57% entre 2002-2006 e um aumento de 600% nos últimos 20 anos.
Este ano mais crianças vão ser diagnosticadas com autismo do que com diabetes, HIV e doenças oncológicas todos juntos.
O autismo não escolhe raça, etnia nem grupos sociais.
Compromete a possibilidade de comunicação e relacionamento com os outros.
A Intervenção precoce é vital.
Em muitos países o Autismo ainda não é considerado uma desordem, e o diagnóstico é difícil de ser feito
Assim, um aumento real de transtornos do espectro Autista( ASD) não pode ser descartada. Mesmo que os pais normalmente expressam preocupações sobre o progresso do desenvolvimento da criança antes dos três anos de idade, a média do diagnóstico apenas é feita aos 53 meses. Apesar disto, os diagnósticos estão a ser conseguidos mais cedo do que no estudo realizado em 2002.
Este relatório usou a mesma metodologia do estudo feito em 2007, onde os resultados de prevalência eram de 1 em 150 crianças com autismo.
Estas novas descobertas reforçam que o autismo é uma crise de saúde pública grave, que afecta a maioria dos indivíduos toda a sua vida e exige um nível proporcional de acção dos sectores público e privado.
O Parlamento, no momento em que adopta, e bem, as regras de conduta prescritas pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, não deve nem pode alhear-se desta séria questão de saúde pública que atinge directa e indirectamente tantos dos nossos concidadãos.
Em linha com a responsabilidade que cada um de nós Deputados tem, devemos hoje assumir com estes doentes, com as suas famílias e comunidades onde se inserem, um compromisso claro de ajuda à integração, patrocínio à reabilitação e atenção aos desenvolvimentos científicos de forma a proporcionar o acesso às soluções disponíveis a cada momento àqueles que delas necessitarem.
Uma sociedade humanamente desenvolvida é aquela que não deixa nenhum dos seus para trás. É esta sociedade que nos cabe ajudar a construir.
Saudemos o dia 2 de Abril, Dia Internacional para a Consciencialização do Autismo, um dia em que não esquecemos que o autismo afecta a maioria dos indivíduos toda a sua vida.
Saudemos os portadores de autismos, os quais, pela doença que têm vêm o seu dia-a-dia e o quotidiano da sua vida ser mais susceptível às dificuldades do que a maioria das pessoas.
Saudemos a coragem e dignidade que as famílias, acompanhantes e responsáveis de pessoas portadores têm para permanecerem ao lado destes doentes e a prestarem-lhes a ajuda necessária.
Saudemos todos os progressos que se tem feito na defesa e na consciencialização do autismo.


Palácio de São Bento, 24 de Março de 2011.


Os Deputados do Grupo Parlamentar do CDS-PP



2 comentários:

Xie Guang disse...

Parabéns pela conquista.

Maria Carla

Miguel Almeida disse...

Excelente trabalho, Ana. that's the way! Parabens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...